Passaporte – O primeiro passo

Obtenção do Passaporte

Para os brasileiros que desejam viajar para outros países, a primeira providência é a obtenção do passaporte, esse procedimento deverá ser feito com certa antecedência, uma vez que além do passaporte, alguns países também exigem um visto aos interessados em ingressar em seu território, seja com fins de turismo, negócios ou estudo. A obtenção do passaporte deverá ser feito através do portal da Policia Federal, através desse link, você deverá fazer seu cadastro e prepara a documentação necessária que deverá se apresentada no dia agendado.

Passaporte brasileiro

Passaporte com chip

A Taxa

A taxa para emissão do passaporte é de R$ 156,07,(GRU) gerado no próprio site onde é feita a solicitação, esse valor pode ser pago em qualquer correspondente bancário até o vencimento do boleto. Caso a taxa não tenha sido paga antes do vencimento o solicitante poderá reemitir a GRU com um novo vencimento. A Taxa deverá está devidamente paga antes da data agendada para o posto atendimento.

Prazo de Entrega e Prazo de Validade

O passaporte fica pronto em 06(seis) dias úteis após a data da solicitação e o mesmo deverá ser recolhido em no máximo 90(noventa) dias, findo esse prazo o passaporte será destruído e o solicitante deverá fazer um novo processo. A validade do passaporte é de 05(cinco) anos, com exceção para crianças menores de 5 anos, nestes casos a validade do passaporte é correspondente a sua idade (para crianças de 0 a 1 ano – 1 ano de validade, para crianças de 1 a 2 anos – 2 anos de validade, para crianças de 2 a 3 anos – 3 anos de validade, para criança de 3 a 4 anos – 4 anos de validade).

Validade para viagens ao exterior

Para alguns países como os Estados Unidos, o passaporte deverá ter no mínimo 6(seis) meses de validade, contados a partir da data de entrada no país destino, já para grande parte da Europa, os países que fazem parte do tratado de Schengen como a União Europeia, exceto Irlanda e Reino Unido e outros países como Islândia, Noruega e Suíça, há uma nova regra a qual estabelece que o visto deverá ter validade mínima de 3(três) meses depois da data da saída do país.

Países que fazem parte do Acordo de Schengen

Áustria , Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Suíça

*O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Fonte:wikipedia.org

Caso não encontre seu título de eleitor, você poderá consultar o número no link abaixo digitando apenas o seu nome completo.

http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>